terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Excêntrico & ilustre Gogó de Sola.

Cris não tem pelo nariz. Juliana, a madame cigana. Marcelo é cego. João é anão. Pedro Paulo, um arrombado. Maria clara, gosta de whiskey na jarra. Maria Júlia, se pica com agulha. Marião João, que homenzarrão!

E eu digo – ÊITA BRASILZÃO DOIDO, SÔ!

Esse dia, quarta-feira, fria e nebulosa. Bar Estrela, um inferninho na rua Augusta, berço da tal maloca e de tudo mais que a noite cria. Eu sou da noite, o vosso narrador sublime e nada menos que seu criado. Gogó de sola, ao seu dispor.

Sempre to por ai, aparece um

- Ae Gogó toma aquela gelada, lá?

E eu digo – Pô, sô parceiro né? Parceria pô! Gogó é sempre parceiro!

A rua é minha e eu sô um cabra bem do oberservadô, dos fureca aos dotô, conheço e vejo de tudo nessa São Paulo. Digamos que sou um ilustre ignorante, mas também sô escritor. Me agradam as palavras, combina com as noites viradas, o desabafo e rotina.

Mais, voltemos ao bar Estrela. Esse ambiente serrado, invisível, pode até ser, para quem passa pela rua, mas dentro, tem dentista, mágico, médico, até uns artista. Rola birita, sinuca, as vezes até umas puta, ai depende do dia. Mas vai que o patrão tá com sorte, né? Ou vai me disse que não gosta?

Lá mais escondido, tem até um Karokê ( é assim que escreve?), é meus querido, lá é onde o Gogó solta o gogó e literalmente falando. Falo no microfone, elogio as menininhas, danço e canto, tudo isso com um copo na mão. A dona Soraia que o diga, adora toda essa energia, dança feito uma louca, e olha que ela não bebe nada, viu?

Hoje, quarta-feira, fria e nebulosa. Mas a alegria está presente, em cada canto do bar Estrela, se não tem distração, a gente solta a imaginação. Esse é o meu lema, sô. Sô filho de minero, alegria o tempo inteiro, sô! Eita festa danada!

- O seu menino, desce mais uma! Mais oh, tem que ser daquela bem gelada!

Cabra safado, me identifico com todos e observo tudo, tudinho. As senhoras que jogam caxeta na mesa 3, chegam todos os dias as 19h e vão pra casa as 22h, o doutor Aníbal, dentista, toma no mínimo 3 rabo de galo e só entra no bar com o pé direito. Ah e tem também a Mirtes, moça bonita sô. Só senta na mesa 6 perto da janela pra poder fumaro o seu cigarro Charme ultra longo. Afinal, o importante é ter charme, não é? E aquela ali, tem é de sobra.

E eu digo – ÊITA, BRASILZÃO DOIDO!

No meu caderninho, anoto tudinho, sô. Cada movimento que fotografo aqui na minha cachola e transformo nas figuras da minha inspiração, e ela certas vezes ganha vida, como hoje. Não sô cabra frouxo, mas hoje aqui me emociono, lágrimas descem pelos contornos retorcidos do meu rosto pardo. Lágrimas, não de gosto amargo, mas doce, mais doce que Jurupinga e tão confortante quanto a cachaça.

E eu digo – ÊITA BARSILZÃO DOIDO,SÔ!!!

Dê toda a minha simplicidade, posso dizer que a Arte é minha vida.
Por hoje, só isso a declarar. Gogó se desfaz.

4 comentários:

  1. Ferocidade máxima!!!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Esses personagens doidos me fizeram lembrar certa vez ha alguns anos um boteco em Porto Cubatão, Cananéia. Dei de cara com uns tipinhos meio esquisitos.Pena não ter registrado com uma camera.

    ResponderExcluir
  3. E que o mundo seja cheio de Gogós!

    ResponderExcluir