quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mais uma da série Efeitos: " O Efeito Emo."

Anoiteceu, era quase sete. O tempo não passava para João, suas angustias a flor da pele com a prova de psicologia na faculdade e a ansiedade de sentir a juventude liberta o incomodavam naquele momento.

Sua personalidade era um misto de rebeldia punk do Sex Pistols com o romantismo de Ivan Lins. Ele era o céu e também era o inferno, gostava de preto e tinha um certo teor de pureza.

Já era nove eras, horário da prova e ele nem imaginava o que era o senso comum ou condicionamento clássico, estava apenas querendo um tempo pra si, pro eu. Seu estimulo resposta era apenas sobreviver dia após dia, tentando não ser nada genial, não aparecer.

João rima com solidão, ele tem uma espécie de escuridão, e no meio de tanto ÃO falou um palavrão:

- FUDEU.
Realmente nosso anti-herói iria tirar um 0 maiúsculo e vermelho na prova.

Foi o primeiro a terminar, fez 3 das 5 questões em 5 minutos e enrolou mais 10 pra entregar, despediu-se da professora e saiu porta afora.
Livre, leve e louco. Nesse momento uma lagrima caiu do se rosto.

Decidiu passar na casa de uns amigos que também iriam ao bar, queria esquecer a prova.
Bebeu, fumou, dançou, riu da vida como quem não quer nada e depois deitou na rede com o umbigo apontado pro luar. Desvirtuou-se.

Foi quando alguém disse:
- É hora de mergulha de cabeça na noite.
Sim. Era onze e meia.

(O álcool diminuía a timidez de João. Ele sempre começava com cerveja e depois passava pro destilado, no fim da noite ele estava discursando, chorando ou era encontrado dormindo do lado de uma poça de vômito...)

A banda Los Nachos animava o ambiente com seu rock melódico quando João e os rapazes chegaram, ele preferiu pegar hi-fi e sentar num cantinho para bebicar, enquanto todos dançavam.

Olhou o relógio: 2:30.
E de hi-fi em hi-fi logo ele estaria beijando um menino com um corte de cabelo parecido com o seu na pista. É verdade, João gostava de meninos e de meninas também.

Era quatro e dez quando conheceu Luara, pequena, uma semente de vida com cheiro de rosa e emperiquitada num estilo brilhante.

Ele a chamou de “pedaço de luar”, ela sorriu.

O garoto tímido tirou a franja dos olhos e criou vontade de cantarolar:

“- Dentre emoções e razões a saída é fazer valer a pena.”

As 5 da manhã estavam se imaginando anos depois, escutando músicas de amor como se tivessem sido feitas para eles.

Um comentário:

  1. Gostei de ver essa versão maior e mais cheia de detalhes da sua percepção. Está ficando muito bom de ler mesmo. Continue.

    ResponderExcluir